Trabalhadores dos Diários Associados param atividades para receber 13º integral

Hoje (29), pela manhã, os trabalhadores do Grupo Associados Minas promoveram uma série de paralisações programadas em protesto contra o não pagamento do 13º salário integral. Depois de uma semana de pressões o grupo pagou 25% do benefício, mas os trabalhadores exigem o pagamento integral.

A paralisação começou às 9h, em frente a sede da TV Alterosa,  e deverá continuar no período da tarde, em frente ao Estado de Minas. Mais de cem policiais militares do Batalhão de Choque estão tentando intimidar os trabalhadores em um deslocamento de sete viaturas da Rotam e um micro-ônibus do Choque.

Durante mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Grupo Associados Minas não apresentou nenhuma proposta para o pagamento do benefício natalino, e até hoje não foi apresentada pela empresa nenhuma proposta concreta para solucionar os diversos problemas trabalhistas.

Diante do impasse, os Sindicatos dos Jornalistas, dos Gráficos, dos Radialistas e dos Trabalhadores na Administração em Jornais e Revistas decidiram ajuizar ainda hoje ações cobrando o pagamento imediato do 13º salário, com pedido de multa revertida para os trabalhadores.paralisação dos jornalistas 2

Em meio à paralisação, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Kerison Lopes, alertou os trabalhadores que todas as medidas jurídicas e de mediação já estão sendo tomadas pelos quatro sindicatos, mas o que pode garantir o recebimento do 13º é a manutenção e intensificação das mobilizações.

Uma nova assembléia será feita hoje, com a presença dos representantes dos quatro sindicatos (jornalistas, radialistas, administração e gráficos) estarão presentes para orientar os trabalhadores. O Ministério do Trabalho também agendou uma Audiência de Mediação entre os Diários Associados e os sindicatos para tratar do pagamento que está atrasado. O encontro será nesta quarta-feira (30), às 10 horas na Superintendência do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: Site oficial Jornalistas de Minas e Página Jornalistas de Minas

Comentários

Comentários

%d blogueiros gostam disto: