Skatistas de Três Pontas constroem nova pista para treinos

Com o objetivo de valorizar o esporte desenvolvido pelos skatistas de Três Pontas, e voltar os olhos para os esportes individuais, a Prefeitura Municipal de Três Pontas decidiu abraçar um projeto para a construção de um novo espaço para praticar o High Jump, uma modalidade de competição no skate.

O skate é considerado um esporte radical dado o seu aspecto criativo, que pode ser verificado pelo grau de dificuldade dos movimentos executados. A maioria das cidades constrói pistas sem a informação de alguém que saiba das necessidades que os atletas têm, e muitas vezes não se torna uma pista de skate. Sem os equipamentos corretos os skatistas não freqüentarão o local, que passa a ser um ponto abandonado que abriga usuários de drogas, criminosos, etc. Quando a pista é boa, os skatistas têm prazer em utilizar, e isso é muito bom para os esportistas e para a comunidade que está ao redor.

Uma das quadras da Vila Marilena foi utilizada para a construção dos obstáculos de High Jump, onde o skatista salta passando por cima do obstáculo (geralmente uma vara de marcação). Segundo a Secretária de Esporte, Erika dos Reis Roberto, a possibilidade de oferecer aquele espaço para eles, que precisavam de uma superfície lisa e iluminada à noite, foi uma união entre o poder público e a comunidade. Os skatistas procuraram a Secretaria com o projeto em mãos, e ainda mais que isso, trabalharam arduamente para a construção dos obstáculos.

Skatistas na nova pista do Vila Marilena
Skatistas na nova pista do Vila Marilena

O interessante nessa parceria entre os atletas e a secretaria de esporte é que eles realmente colocaram as mãos na obra e construíram os obstáculos sozinhos. A Secretaria disponibilizou a verba, e acompanhou bem de perto toda a construção. Além de unir os familiares para erguer a pista eles também vigiaram o local para que o cimento secasse e ninguém pudesse alterar o resultado. No outro dia, quando o caminhão pipa foi lavar a pista, os meninos também ajudaram na limpeza e a puxar a água da pista. De alguma forma já é possível notar o amor deles por ela.

Parte da obra já foi concluída e Erika acrescenta que é preciso atender as variadas modalidades do esporte. A primeira quadra, que fica ao lado das obras é utilizada pela Secretaria de Esporte toda terça e quinta-feira, das 18h às 20h, para a prática de esportes com as crianças que já foram dispensadas do horário escolar. Com a monitoração de estagiários da educação física o esporte é desenvolvido como a molecada gosta: muito futebol e vôlei, além das variações do esporte que os estagiários podem aplicar.

Outro esporte individual que vem sendo assistido pela Secretaria de Esporte é o Slackline. Foi aprovado a instalação de slackpoints com uma distância de 25 metros no Parque da Mina do Padre Victor, o que consiste em toras de madeira colocadas adequadamente, que servem para dar sustentação às cordas usadas no esporte. Mais um exemplo da parceria entre a comunidade e o público, por se tratar de um projeto entregue e executado pelos próprios praticantes.

Pista de skate no bairro Vila Marilena
Um dos obstáculos construidos

O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. O próximo passo agora será preparar área embaixo das cordas para livrar os esportistas dos colchões de segurança, caso aconteça alguma queda. A Secretária de Esportes afirma que é a primeira vez que esse tipo de esporte recebe a devida atenção, e que antes os praticantes precisavam encontrar praças com árvores, que precisavam ter a distância necessária, o que não era fácil, e também sem poder usar os postes de luz (por conta da segurança), eles ficavam desassistidos.

A atual gestão vem dando atenção especial aos esportes individuais, como a luta, o ciclismo, a corrida, o skate e outros mais. A importância da inclusão se dá primeiramente pela igualdade e depois pelos inúmeros benefícios que a prática de qualquer esporte trás para o individuo e comunidade. Os skatistas já até lançaram um canal no Youtube, chamado SkateTube, que estão postando videos com as diversas manobras feitas na nova pista.

Veja o video que os skatistas fizeram:

(Assessoria de Imprensa – PMTP)

Comentários

Comentários

%d blogueiros gostam disto: