Mostra de Cinema de Tiradentes 2018 terá 30 longas de nove estados do Brasil

Mostra de Cinema de Tiradentes 2018 terá 30 longas de nove estados do Brasil

Com informações da Assessoria e Cine Set

Na sua 21ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 30 longas-metragens em pré-estreia na programação, divididos em seis seções temáticas: Aurora, Olhos Livres, Homenagem, Chamado Realista, Praça e Mostrinha. A Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada entre os dias 19 e 27 de janeiro e tem sua programação completamente gratuita.

Os filmes selecionados têm representantes de nove estados brasileiros: São Paulo (12), Rio de Janeiro (6), Minas Gerais (5), Paraíba (2), Goiás (1), Bahia (1), Pernambuco (1), Paraná (1) e Distrito Federal (1). Em nove dias de programação gratuita no Cine-Tenda, Cine-Teatro e Cine-Praça, a 21ª Mostra de Tiradentes exibirá filmes em pré-estreias mundiais e nacionais, títulos premiados e de destaque em festivais no Brasil e no exterior.

A abertura, dia 19, sexta, às 21horas, no Cine-Tenda, terá exibição da produção baiana Café com Canela(2017), com direção Ary Rosa e Glenda Nicácio e atuação do homenageado desta edição, o ator Babu Santana. Ele estará também na pré-estreia de Bandeira de Retalhos (2018), de Sérgio Ricardo, na cinebiografia Tim Maia (2012), de Mauro Lima, e no drama social Uma Onda no Ar (2002), de Helvécio Ratton, como parte da Mostra Homenagem.

A Mostra Olhos Livres chega ao seu segundo ano de realização com filmes que possuem o intuito de relacionar forma e conteúdo de maneira a provocar fissuras na relação com o espectador e enriquecer a experiência de assistir a eles. São seis filmes que integram esta seleção e há desde a presença de veteranos em Tiradentes, como Cristiano Burlan (Antes do Fim, 2017), até nomes que já estiveram com curtas e agora vêm com seus longas, como em O Nó do Diabo (2017), de Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhésus Tribuzi. Outro destaque é Navios de Terra (2017), de Simone Cortezão. Os filmes da Mostra Olhos Livres são avaliados pelo Júri Jovem, composto por cinco estudantes universitários selecionados durante a oficina de crítica de cinema realizada na 11ª Mostra CineBH (2017).

Seguindo a temática da 21ª Mostra Tiradentes, a seção Chamado Realista irá discutir temas como feminismo, violência, política, protestos, segregação e manipulação midiática em títulos como A Moça do Calendário (2017), de Helena Ignez, Era uma Vez Brasília (2017), de Adirley Queirós; e Arábia (2017), de João Dumans e Affonso Uchôa.

Para a Mostra Praça foram selecionados Escolas em Luta (2017), de Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques e Tiago Tambelli, sobre o movimento de ocupação das escolas públicas em São Paulo; e Torquato Neto: Todas as Horas do Fim (2017), de Eduardo Ades e Marcus Fernando, que radiografa o impacto do grande nome da contracultura brasileira, entre outros.

A Mostra Aurora, dedicada a filmes de cineastas com até três longas-metragens no currículo e que apostem na experimentação e no risco, tem este ano sete pré-estreias, que serão avaliadas pelo Júri da Crítica. “Alguns filmes se pautam pela relação no espaço e pela melancolia com esse espaço”, afirma o curador Cléber Eduardo. “A Aurora continua a demonstrar a diversidade autoral de uma nova geração de realizadores, algo que já aparecia entre os inscritos de um modo geral e se fez presente na relação dos selecionados”.

A programação reserva espaço especial também para toda a família. A criançada vai ter diversão garantida na Mostrinha, com a exibição de dois filmes que têm sido grande sucesso por onde passam: a animação Historietas Assombradas (2017), de Victor Hugo Borges, e a aventura infantojuvenil D.P.A.: Detetives do Prédio Azul (2017), de André Pellenz e derivada da série de TV homônima.

A 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada entre os dias 19 e 27 de janeiro. A programação completa, com todos os filmes selecionados, está disponível no site oficial do evento.

Comentários

Comentários

Um comentário em “Mostra de Cinema de Tiradentes 2018 terá 30 longas de nove estados do Brasil

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: