Hoje é Dia de Folia de Reis! Mas e a história, você conhece?

Hoje é Dia de Folia de Reis! Mas e a história, você conhece?

Festa Popular dos Santos Reis (ou mais conhecida como Folia de Reis na nossa região) é uma festa popular e tradicional brasileira e se trata de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país, possuindo um caráter cultural e religioso e é celebrada em muitas regiões do Brasil. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado. O período da celebração ocorre durante 12 dias, entre os dias 24 de dezembro a 06 de janeiro, Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos.

Mas e a história você conhece? Gaspar, Belchior e Baltazar eram os Três Reis Magos da época e avistaram passar no céu a estrela de Belém que anunciava a chegada do novo profeta, o anjo de Deus foi até eles e disse o caminho até onde estava o recém-nascido Jesus. Eles foram levando incenso, ouro e mirra. Por trás dos presentes levados havia uma simbologia: a realeza (ouro), a divindade ou a fé (incenso) e a imortalidade (mirra).

Celebrada com o intuito de comemorar a visita dos três reis magos ao menino Jesus, a origem da Folia de Reis está associada a uma antiga tradição cristã portuguesa e espanhola, trazida ao brasil, muito possivelmente no século XIX. Celebrado no dia 06 de janeiro, o Dia de Reis marca também o momento em que as árvores, os presépios e as decorações natalinas são retirados. É comum os grupos visitarem as casas nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três reis magos. Em troca, as pessoas oferecem comidas e prendas.

Eles usam fantasias coloridas, tocam músicas típicas com diversos instrumentos, como violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas e dançam de forma muito singular. Formado pelo mestre ou embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões o grupo da folia de reis também participa de desfiles pelas ruas dos grupos dedicados ao festejo.

Em Três Pontas, os Grupos de Folia de Reis se encontram há mais de 47 anos fazendo grandes apresentações teatrais e musicais recitando versos. Aos longos dos anos as administrações da Prefeitura Municipal sempre destinam uma verba aos grupos para a realização do tradicional Encontro de Folias de Reis de Três Pontas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Neste ano o Encontro acontece no dia 13 de janeiro na Praça Cônego Victor, às 18h00min, e em breve o Canal UltraNativo postará a programação completa das apresentações, mas já vamos apresentar algumas das tradicionais folias sempre presentes nos encontros da cidade: Cia de Reis Nossa Senhora do Carmo (Convidada de Varginha – Primeira vez no Encontro), Cia de Reis Caminhos de Belém, Cia de Reis Padre Victor II, Cia de Reis Família Dias, Cia de Reis Santa Margarida, Cia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos, Cia de Reis Mãe Rainha, Cia de Reis Sagrado Coração de Maria, Cia de Reis São Cristóvão, Cia de Reis Santa Clara, Cia de Reis Nossa Senhora Bonfim e Congado Nossa Senhora do Rosário.

Comentários

Comentários

Um comentário em “Hoje é Dia de Folia de Reis! Mas e a história, você conhece?

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: