48º Encontro de Folias de Reis de Três Pontas acontece neste sábado

48º Encontro de Folias de Reis de Três Pontas acontece neste sábado

Há mais de 47 anos acontece em Três Pontas o Encontro de Folias de Reis, onde as tradicionais Companhias de Reis de Três Pontas se reúnem e apresentam ao o público um pouco da sua música, versos e dança, mantendo vivo a tradição de uma cultura que já é considerado um patrimônio imaterial do estado de Minas Gerais.

Neste ano o Encontro acontecerá no dia 13 de janeiro, com início às 19h30min. O palco será mais uma vez a Praça Cônego Victor, onde onze Companhias de Reis se apresentarão ao público celebrando a chegada de Gaspar, Belchior e Baltazar (os Três Reis Magos) até o menino Jesus guiados por uma estrela e um anjo de Deus. Eles foram levando incenso, ouro e mirra. Por trás dos presentes levados havia uma simbologia: a realeza (ouro), a divindade ou a fé (incenso) e a imortalidade (mirra).

Aos longos dos anos as administrações da Prefeitura Municipal de Três Pontas sempre destinam uma verba aos grupos para a realização do tradicional Encontro de Folias de Reis de Três Pontas, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Este ano a verba aprovada foi de R$ 900,00 para cada Companhia de Reis que participará do encontro, valor que pode ser investido em instrumentos, fantasias e músicos.

Dentre as Folias de Reis que confirmaram presença no 48º Encontro de Folias de Reis de Três Pontas estão: Companhia de Reis Sagrado Coração de Maria; Companhia de Reis São Cristóvão, Companhia de Reis Caminhos de Belém; Companhia de Reis Santa Clara; Companhia de Reis Família Dias; Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos; Companhia de Reis Padre Victor II; Companhia de Reis Mãe Rainha; Companhia de Reis Nossa Senhora do Bonfim; Companhia de Reis Santa Margarida e Companhia de Reis Nossa Senhora das Graças.

A apresentação ficará a cargo do João Batista Martimiano e Ruy Quintão.

Comentários

Comentários

%d blogueiros gostam disto: